Pontilhismo e os Principais Artistas – 5ª serie ( 6º ano )

Origem – Surgiu em 1886 com a última exposição dos artistas impressionistas.Dessa exposição participaram dois artistas que dariam uma nova tendência ao movimento: Geoges Seurat e Paul Signac .

Técnica de pintura: Essa técnica foi chamada de PONTILHISMO e DIVISIONISMO.Porque as figuras, na tela, já representadas em minúsculos fragmentos ou pontos, cabendo ao observador percebe-las como um todo plenamente organizado.

 Principais Artistas

  • Edgar Degas: Teve um estilo muito pessoal, foi um pintor de poucas paisagens e cenas ao ar livre. Os ambientes de seus quadros são interiores e a luz artificial.Sua grande preocupação era flagar  em instante da vida das pessoas, aprender um momento do movimento de um corpo ou da expressão de um rosto.

O foyer de dança no Ópera

  •  George Seurat: Foi o principal artista do movimento pontilhismo, reduziu as pinceladas a um sistema de pontos uniformes, que no seu conjunto proporciona ao observador a percepção de uma cena. No quadro Tarde de domingo na Ilha Grande, temos uma cena de lazer, comum até hoje: Passar algumas horas da tarde de domingo em um parque , os trajes e acessórios masculinos e femininos são típicos do século XIX. Podemos observar como a figura foi construída com pequenos pontos.Todos os demais elementos da tela foram pintados desse modo.

Tarde de domingo na Ilha Grande

 Paul Signac: Foi um pintor que explorou as possibilidades da pintura pontilhista.

A boia vermelha - 1895

  • Auguste Renoir: Foi o artista impressionista que ganhou maior popularidade e chegou mesmo a ter conhecimento da crítica ainda em vida.Seus quadros manifestam otimismo,alegria e a intensa movimentação da vida Parisiense no fim  do século XIX.
  • Vincent Van Gogh: Conhecer Van Gogh é entrar em contato com um artista apaixonante.Alguém que se empenhou profundamente em recriar a beleza dos seres humanos e da natureza por meio da cor. Foi pastor na Bélgica,abandonou o ofício de Pastor para tornar-se pintor, a sua primeira expressão artística foi na Holanda  com a técnica do claro-escuro e personagens sombrios e triste .



About these ads
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s